Blog

Marketing e Mídia Digital.
  • 17 NOV
    Yahoo e Google se tornam parceiros nos serviços de buscas Yahoo e Google se tornam parceiros nos serviços de buscas Yahoo e Google se tornam parceiros nos serviços de buscas

    Yahoo e Google se tornam parceiros nos serviços de buscas

    Por Larissa Martins

    A CEO do Yahoo, Marissa Mayer, divulgou os detalhes de um novo acordo de serviços de buscas e publicidade assinado com o Google. A partir de agora até o final de 2018, o Google irá fornecer ao Yahoo resultados de pesquisas orgânicas, anúncios de buscas e serviços de pesquisa de imagem para dispositivos desktop e mobile. O Yahoo também poderá decidir quais consultas de pesquisas irá enviar para o Google e não precisará cumprir um requisito mínimo de consultas. O Google pagará ao Yahoo um percentual da receita do Google AdSense criado a partir de buscas do Yahoo. Enquanto que o Yahoo pagará ao Google por requisição de busca de palavras ou imagens que sejam feitas em seu portal.

    A ideia é que o acordo com o Google complemente o antigo acordo entre o Yahoo e o Bing, da Microsoft. Assim, o Yahoo terá total controle sobre quais consultas ele enviará para o Google e quais ele enviará para o Bing. Desta forma, o Yahoo pode, teoricamente, obter o melhor dos dois mundos, numa tentativa de entregar os melhores resultados e os anúncios mais lucrativos para os seus usuários.

     

    O que isso significa para a sua estratégia de SEO?

    Se você segue as melhores práticas de otimização, criação de conteúdo e construção de relacionamentos, não há muito o que você precise mudar. Em termos de aplicativos e assistentes digitais, a maioria das plataformas de pesquisas modernas contam com os mesmos indicadores e tipos de estruturas para informar os seus resultados.

    Na verdade, talvez a maior diferença esteja na forma de analisar os seus resultados. Não é mais suficiente apenas ver a sua classificação no Google. Agora, também é importante prestar atenção no seu ranking em todos os lugares, pois os mecanismos de buscas não irão vir apenas de uma plataforma.

     

    E os efeitos nas publicações pagas?

    Esta parceria pode ter um impacto significativo sobre o mundo da publicidade de pesquisa paga. Embora nenhum novo recurso do Google AdWords tenha sido explicitamente lançado, há uma possibilidadede que um de seus anúncios pagos do Google apareça em uma busca do Yahoo.

    Porém, ainda é muito cedo para dizer se isso irá fazer diferença para o seu anúncio. Mas, sabemos que a forma como o Yahoo utiliza dados demográficos é, sem dúvida, diferente da forma utilizada pelo Google, e vai ser interessante ver como Google irá lidar com esse problema. Os custos de publicidade também podem ser diretamente afetados pelo fato de que o Google e o Bing agora estão competindo por espaços similares.

    A aliança Yahoo-Google não está mudando drasticamente o SEO, mas é um bom exemplo de como o mundo do SEO está se tornando cada vez mais uma plataforma diversificada. Se você está atualmente apenas prestando atenção aos rankings e desempenho do Google, é hora de ampliar seus horizontes e descobrir como você está se saindo em outras plataformas.

     

     

Carregando um mundo de soluções digitais para o seu negócio!
MediaCo é Marketing e Mídia Digital.
Aguarde um momento e prepare-se para conhecer o nosso universo.