Blog

Marketing e Mídia Digital.
  • 19 NOV
    Por que você deve ter um site responsivo agora mesmo? Por que você deve ter um site responsivo agora mesmo? Por que você deve ter um site responsivo agora mesmo?

    Por que você deve ter um site responsivo agora mesmo?

    Por Larissa Martins

    Por que você deve ter um site responsivo agora mesmo?

    Smartphones e tablets estão mudando a forma como as pessoas acessam a internet. Interagir com sites através de dispositivos móveis não é o mesmo que fazer isso em monitores de computadores. As diferenças entre Clique x Touch, os diferentes tamanhos de tela e resoluções de pixels fizeram com que a criação de um site com design responsivo seja fundamental para garantir acessos, aprovação e uma boa experiência de navegação para o usuário.

    Hoje em dia, a venda de smartphones já supera a venda de PCs. O que significa muito mais acessos à internet feitos através de smartphones e tablets. Só no Facebook são 894 milhões de acessos diários feitos exclusivamente por dispositivos móveis.

     

    O que é um website com design responsivo?

    Um website com design responsivo é quando os elementos e as interfaces de um site se adaptam aos diferentes tamanhos de tela utilizados pelo usuário sem prejudicar a navegação. Basicamente, quando um usuário mudar de seu notebook para o iPad, o site deve mudar automaticamente para assegurar que os elementos de navegação, layouts, textos e imagens também mudem para acomodar a resolução, o tamanho da imagem e os fazer com que os textos continuem legíveis.

    Em outras palavras, o site deve ter a tecnologia para responder automaticamente às preferências do usuário. Isso elimina a necessidade de um design diferente para cada novo aparelho no mercado.

     

    Criar um site responsivo não é muito caro?

    Um site responsivo pode até ser um pouco mais caro do que fazer um site convencional, mas as despesas de duplicar um site desktop para dispositivos móveis é completamente eliminada. O que resulta em uma redução significativa nos custos totais do desenvolvimento. Além disso, um design responsivo também diminui o custo com a manutenção de diferentes versões de um site. Isso faz com que o investimento em design responsivo seja a decisão mais econômica a longo prazo.

     

    Mas é importante mesmo?

    Sem dúvidas! E quem diz isso é ninguém menos do que o próprio Google. Em abril deste ano, o Google anunciou uma atualização em seu algoritmo que terá um impacto significativo nos resultados de busca realizados através de dispositivos móveis no mundo todo. A atualização melhora o rankeamento de sites que fornecem uma experiência móvel amigável, e, por consequência, rebaixa sites que não o fazem.

    O objetivo do Google com isso é melhorar a experiência do usuário e evitar que apareçam nos resultados das buscas sites com layouts muito grandes ou muito pequenos, que exigem que o usuário fique “rolando” a tela e dando zoom para encontrar a informação ou link buscado.

    Além de fazer os usuários felizes, o design responsivo tem a capacidade de aumentar as taxas de conversão de leads, com uma boa experiência de navegação para o usuário. Isso por que quando um site não funciona muito bem em dispositivos móveis os usuários não irão conseguir realizar a tarefa que desejam, seja efetuar uma compra, cadastramento ou simplesmente navegar pelo site. E uma pesquisa mostrou que 67% dos usuários de tablets realizam compras através de seus dispositivos. Assim, quando um usuário precisa passar por muitas etapas para completar a compra, como em um website tradicional, é menos provável que ele fará. 

     

    Qual a importância disso para a minha estratégia SEO?

    Se o seu site estiver configurado incorretamente para navegação através de dispositivos móveis ou se não existir uma opção amigável para isso, você provavelmente irá notar uma queda significativa no seu rankeamento. 

    Isso por que a atualização de algoritmo do Google irá enviar sites descalibrados direto para as últimas páginas, diminuindo consideravelmente a relevância.

    Mas, calma, para ajudar a enquadrar seu site nos padrões sugeridos pelo Google eles disponibilizaram uma página de teste de compatibilidade, que você pode acessar clicando aqui. E caso você ainda esteja com dúvidas eles também explicam os critérios necessários aqui.

     

    Conclusão

    Web design responsivo é recomendado pelo Google, permite que o site forneça uma grande experiência de usuário através de diversos dispositivos e tamanhos de tela, e também torna o gerenciamento de sua estratégia de SEO mais fácil. Por estas razões, web design responsivo é a melhor opção para a sua estratégia de marketing de busca.

Carregando um mundo de soluções digitais para o seu negócio!
MediaCo é Marketing e Mídia Digital.
Aguarde um momento e prepare-se para conhecer o nosso universo.