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  • 04 DEZ
    SEO – Otimização de sites para motores de buscas SEO – Otimização de sites para motores de buscas SEO – Otimização de sites para motores de buscas

    SEO – Otimização de sites para motores de buscas

    Por Larissa Martins

    SEO – Otimização de sites para motores de buscas

    Afinal, o que é SEO?

    Search Engine Optimization (SEO) é uma técnica do marketing digital focada no crescimento da visibilidade de um site em resultados orgânicos (não-pagos) dos motores de busca. SEO abrange todos os elementos técnicos e criativos necessários para melhorar a classificação, direcionar e aumentar o tráfego dos sites através dos motores de busca. Existem muitos aspectos que devem ser levados em consideração para realizar a otimização.

    Às vezes, SEO é simplesmente uma questão de garantir que seu site esteja estruturado de uma forma que os mecanismos de busca consigam compreender o conteúdo.

    A maior parte do tráfego na internet é conduzido pelos principais motores de busca comerciais, Google, Bing e Yahoo!. Embora as redes sociais e outros tipos de mídias possam gerar tráfego e visitas ao seu site, os motores de busca ainda são o principal método de navegação para a maioria dos usuários da internet e a principal maneira de gerar audiência para seu site. Seu produto e/ou serviço será mostrado quando alguém procurar por ele nesses motores.

    Eles são a ponte para essa relação. Se os motores de busca não puderem encontrar o seu site você deixará escapar uma oportunidade incrível de publicidade, receita e exposição. 

     

    Mas como funciona?

    O Google (ou qualquer outro motor de busca que você estiver utilizando) possui um rastreador que reúne informações sobre todo o conteúdo que você pode encontrar na internet. Os rastreadores juntam todos esses conteúdos, pesquisados em até 1s, e criam um índice. Esse índice é alimentado através de um algoritmo que tenta combinar todos esses dados com a sua pesquisa. Existem mais fatores que também influenciam no algoritmo do motor de busca, como Page Link AuthorityFeature, Page Level Social Metrics, Domain LevelAnchorText, entre outros.

    Essa parte é o “SE” (SearchEngine) de SEO. A parte do “O” (Otimização) é quando as pessoas responsáveis por escreverem o conteúdo e colocá-lo em seus sites fazem com que os rastreadores dos mecanismos de busca sejam capazes de entender o que estão vendo, além de garantir que os usuários fiquem satisfeitos com os resultados obtidos nas pesquisas.

     

    Sua empresa aparece nos resultados da busca orgânica do Google quando seus clientes procuram por seus serviços ou produtos?

    Você pode pesquisar o rankeamento do site da sua empresa através de ferramentas como o SERPs. Teste se o seu site foi indexado procurando por sua URL exato ou nome de domínio, sem outras palavras (ex: http://www.seudominio.com ou seudominio.com.br).

    Se o seu site não aparecer em uma busca por seu nome de domínio, isso provavelmente significa que ele ainda não foi indexado. Mas calma, ele irá aparecer assim que os motores de busca tiverem tempo de mapeá-lo. Você pode tentar agilizar esse processo através do envio de URL do Google.

    Se o seu site aparecer quando você pesquisar o seu domínio, mas não aparecer com outras palavras-chave que você acredita que os visitantes podem utilizar para achá-lo, isso significa que você provavelmente precisará reorganizar o seu conteúdo e essas palavras-chave específicas. 

     

    E qual a vantagem do SEO sobre a busca paga?

    Para saber quais as vantagens do SEO sobre a busca paga é preciso primeiro entender a diferença entre essas duas estratégias de marketing. O Google AdWords é uma plataforma de publicidade paga do Google. Os anunciantes podem usar essa plataforma para posicionar seus anúncios nas páginas de resultados de pesquisa do Google, em produtos Google (YouTube, Gmail, etc.) e em centenas de outros sites que participam do programa AdWords. Como anunciante, você pode optar por pagar quando alguém clica em seu anúncio (custo por clique ou CPC) ou quando as pessoas vêm o seu anúncio (custo por mil impressões ou COM). Todo o sistema AdWords funciona como um grande leilão, onde os anunciantes competem pelos lugares de publicidade disponíveis.

    Já o SEO, é a prática de aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego que você ganha através dos resultados orgânicos em motores de busca.

    Embora ambas as formas de geração de tráfego sejam muito eficazes, uma dessas formas constrói o seu sucesso a longo prazo, enquanto que a outra pode ser uma solução a curto prazo.

    Uma pesquisa realizada pela Enquisite, revelou que os resultados orgânicos são 8,5 vezes mais propensos a serem clicados do que os resultados de pesquisas pagas e que o PPC é visto apenas como publicidade pela maioria dos usuários, diminuindo a confiança dos consumidores. 

    Outras vantagens do SEO são a sua flexibilidade de testes, o PPC pode ficar caro rapidamente se você começar a experimentar muitos termos de pesquisa, diferentemente do SEO. A integração com mídias sociais também é um ponto positivo, incrementando a sua estratégia de marketing. Além disso, o SEO proporciona uma melhor utilização do seu tempo, afinal o PPC requer uma grande quantidade de tempo para monitorar e gerenciar a fim de manter os custos sob controle e aplicar os tempos de pesquisa certos. O SEO não exige tanto tempo para gerenciar e monitorar.

    Mas a principal vantagem ainda é quando se trata de resultados a longo prazo. O SEO oferece o melhor custo-benefício no marketing de busca. Você não irá atingir a primeira posição no ranking da noite para o dia, mas o SEO irá trazer benefícios por mais tempo e, por isso, deve ser utilizado como sua principal estratégia de marketing digital.

     

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